Câmara recebe representantes do SINTEN em reunião

 

 

 

 

Tema: PEC 287/2016 que trata da reforma da Previdência Social

 

 

A câmara de vereadores de Nioaque, sob a presidência do vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB) recebeu no dia 05 de abril, representante do SINTEN – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nioaque, vez que apresentaram ao presidente e vereadores presentes, Carta Aberta em manifestação contra a proposta de Emenda Constitucional – PEC 287/2016. A PEC trata da reforma da previdência e encontra-se em tramitação na câmara federal, e em sua proposta visa revogar direitos da classe trabalhadora.

 

 

Pelo professor Ivan Arruda e professor Sérgio Corrêa foram externados em carta, que

o Governo Federal tem divulgado amplamente um suposto déficit na Previdência Social, mas que estudos feitos por especialistas da área mostram que essa afirmação é falsa e que a Seguridade Social tem saldo positivo. “Desse modo, afirmamos que a intenção do governo federal é promover o sucateamento da previdência pública para fortalecimento dos fundos de pensão e, consequentemente, estimular a previdência complementar  privada”, externaram os professores.

 

 

Através da carta, e representando os educadores de Nioaque, apresentam a  não aceitação da proposta da Reforma da Previdência seja aprovada.O sistema de proteção social brasileiro é considerado o mais abrangente da América Latina, e essas propostas e medidas se vierem a se tornar realidade vão se caracterizar como um enorme retrocesso, demonstrando assim a não aceitação por parte da classe dos educadores.

 

 

“É inadmissível que essa proposta de Reforma da Previdência que tramita na Câmara  Federal através da PEC 287/2016, acabe com a aposentadoria por tempo de contribuição e exija paridade de idade mínima de  65 anos para homens e mulheres. E isso acontece justamente no ano que se  comemora meio século de conquista da aposentadoria aos 60 anos para as mulheres. Lamentavelmente as mulheres têm muitas vezes uma dupla, tripla jornada de trabalho, continuam ganhando menos que os homens, ainda que exerçam a mesma função, sendo as primeiras a serem demitidas”, teor da carta aberta.

Diante a exposição, os representantes solicitaram apoio dos vereadores, para juntos assinarem a carta aberta, e remeter ao congresso, como forma de discordarem do proposto na PEC.

Pelo presidente foi dito que em reunião ordinária, irá colocar sob apreciação do plenário, e após votação irão tomar as medidas cabíveis em apoio.

 

                                   

Edição e foto: Elizete Maidana