Prefeito Junior reúne com presidente da APAE, Secretária de Rose e Presidente do poder Legislativo Danilo Catti

Pauta da reunião – reestruturação da entidade

060

Na manhã de 09/03, o prefeito Valdir Junior reuniu com a nova presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos  Excepcionais) para discutir  quanto a reestruturação da entidade, vez que tramitou no poder legislativo, projeto extinguindo o repasse referente a  Lei 2371/2013 que dizia que o prefeito tinha  autorização para celebrar termo de convênio e repassar auxílio financeiro no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

Como já foi explanado,  a medida visa o melhoramento de funcionalidade da entidade, vez que na gestão anterior além dos valores não serem repassados, também não houve por parte da associação as devidas prestações de contas.

Diante desses fatos, o gestou ficou impossibilitado de dar continuidade a uma situação que merece atenção burocrática, e prestação de conta ao erário público.

Hoje a associação tem como presidente a professora Eunice Mara de Paula Souza, que foi eleita pelos pais e associados.

A eleição aconteceu na segunda-feira (06/03), com presença de Tidelcino dos Santos Rosa,  Presidente do  -FEAPAES- (Federação das APAES  do estado), prefeito Junior, vereador Luis Fina de Oliveira.

Segundo informações do gestor, a prefeitura irá subsidiar valores aprovado pelo conselho municipal de assistência social, amparada pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no sistema único da Assistência Social, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Foi criada, especialmente, frente à necessidade de o Estado Brasileiro aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relativo às suas parcerias com as organizações da sociedade civil (OSCs).

Além do recurso através do Marco Regulatório, a  prefeitura também disponibilizará funcionários para assistir a entidade tais como professores, zelador e merendeira.

Pela presidente Eunice foi externado que a APAE  de Nioaque conta com o número de 176 crianças consideradas especiais (deficientes), podendo aumentar esse quadro.

Ainda está em discussão o local para agregar essas crianças, vez que precisa-se de espaço adequado para realizar as atividades.

A APAE conta com ajuda financeira da Federação Estadual, parceria da prefeitura e civil.

Quanto à parceria civil, a presidente nesse contexto pretende envolver a sociedade para que estes venham  colaborar com a entidade, através de valores depositados, com devidos recibos.

Ainda pelo prefeito foi dito que o presidente da Federação Estadual Tidelcino parabenizou a atitude tomada diante da situação em que se encontra a APAE de Nioaque, elogiando a forma como tem tratado a situação, ou seja, de reestruturar a entidade, principalmente a parte burocrática, qual se encontra-se sem muitos registros das atividades.

Vereador Danilo Catti acompanhou a reunião e apóia o prefeito quanto à seriedade que está conduzindo a reestruturação da APAE. “Percebo que ao extinguir os valores repassados, o prefeito está fomentando a melhor forma de contribuir com a entidade, fortalecendo-a, e melhorando sua funcionalidade, disponibilizando apoio não só em valores, mas com servidores qualificados.”

Outro ponto levantado pelo presidente Danilo Catti foi quanto  repercussão em redes sociais, sendo a matéria mal interpretada, o que levou o presidente da Casa procurar o gestor para melhor esclarecimento.

Danilo ainda disse, que em conjunto com demais vereadores, passou as reuniões ordinária para  período noturno,  oportunizando os munícipes em acompanhar de perto os trabalhos, para melhor entendimento.

A APAE não teve perdas, e sim estará funcionando com total legalidade, e com aparo não só do município, como da federação estadual e civil.

DIRETORIA DA APAE

Eunice Mara de Paula Souza – Presidente

Nilva Patrocínio de Albuquerque Ghller – Vice Presidente

Marcio Haubricht – Diretor Financeiro

Juliana Aparecida de Albuquerque Almeida – Secretária

Eva Ribeiro Gonçalves Pacheco – 2ª Tesoureira

Aline Alves Dourado – 2ª Secretária

Tina Araujo – Diretora de Patrimônio

Ciliana Romeiro da Silva – Diretora Social

Conselho Fiscal: Carmem Cleide Lopes da Silva, Maria do Carmo Vicentin, Antonio Ribeiro

Conselho Administrativo; Vando Quevedo Andreia, Rosilda Marques de Souza, Deliria Gonçalves de Souza, Maria Lucia Ferreira.

Edição e  Fotos: Elizete Maidana