NIOAQUE COMPLETA 168 ANOS DE FUNDAÇÃO

 

 

 

Sob a gestão do prefeito Valdir Couto de Souza Junior, Nioaque comemora seu 168º aniversário  de fundação em evento solene com participação de autoridades do estado, do município, e da sociedade nioaquense.

Pela manhã aconteceu hasteamento do pavilhão, na Praça dos Heróis , com participação do prefeito Valdir Junior, comandante do 9º G.A.C Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior, e da vice-governadora do estado Rose Modesto.

Seguindo as comemorações, aconteceu desfile cívico militar, com participação das escolas da rede municipal,  estadual, participação da Banda Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, projetos sociais do município e do quartel 9° G.A.C.

O evento contou com as presenças dos  Deputados Estaduais: Felipe Orro, Beto Pereira, Coronel Davi, Mara Caseiro, Diretor-Presidente da Agraer Enelvo Felini, Diretora-Presidente da Agehab Maria do Carmo, prefeitos da região Sudoeste, vereadores de Nioaque e região e demais autoridades do Poder Executivo Municipal.

 

Fundação de Nioaque

 

Em 14 de maio de 2008 foi sancionada a Lei 2253/2008 instituindo o dia 08 de Abril como data de fundação de Nioaque, com base em estudos e análise apresentado ao legislativo pelo professor historiador José Vicente Dalmolin com  documentos  sobre os  fato em torno da ocupação de Nioaque. Na época foi externado pelo historiador que foram 25  anos de estudos  para chegar a conclusão da data de 8 de Abril de 1849 com  intensiva pesquisa.

Ficando registrado da seguinte forma:

1845 – início da ocupação do espaço territorial com fazendas de criação de gado, muares, cavalos, ovinos, galináceos, suínos, e agricultura de subsistência.

 

22 de maio – Dia da Padroeira de Nioaque – Santa Rita de Cássia.

 

08 de Abril 1849 – Data de aniversário da Fundação da Cidade de Nioaque, por Joaquim Francisco Lopes, na Confluência dos Rios Nioaque e Urumbeva, com a denominação de São João de Antonina. (conforme Relatórios de Joaquim Francisco Lopes e publicados pelo   Instituto Histórico Brasileiro).

 

24 de maio de 1877, através dos Decretos Provinciais nº. 5 e 506, assinado pelo então Presidente da Província de Mato Grosso Hermes Ernesto da Fonseca foi criado o Distrito (Freguesia, Paróquia) de Nioaque. Nesta ocasião recebeu a denominação de Levergeria.

 

18 de Julho de 1890 – Data da Criação do Município, desmembrado de Miranda, Emancipação Política. Recebendo a denominação de Levergeria. Homenagem ao Governador e Estadista Augusto Leverger. Decreto nº 23/90

 

 

 

Desfile

Com o tema “As potencialidades do Município de Nioaque” iniciou o desfile em que Nioaque foi retratada em suas diversidades, destacando os trabalhos desenvolvidos, a economia, cultura e religiosidade, com participação da a Banda da Polícia Militar, desfile das escolas de Educação infantil Amália Martins Gazote, e Extensão Mundo Encantado, Escola Municipal Guilherme Corrêa da Silva Pólo, (Extensões Antônio Olívio e Praça dos Heróis), Noé Nogueira, Dr José Garcia Neto, 03 de Dezembro, 31 de março (Indígena).

Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas, Escola da Uirapuru, Angelina Vicente, Padroeira do Brasil.

Secretarias Municipais de Educação com o transporte escolar municipal, de Saúde, Obras, e Assistência Social com apresentação de dança do “Projeto Conviver”  e a Banda do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) cantando o Hino de Nioaque.

Entidades Filantrópicas Afama (Associação de Futebol dos Amigos do Monte Alto), Casa da Criança André Luiz, Projeto Judô Nota Dez, Projeto Geo-Park Nioaque, NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família).

Polícia Rodoviária Federal, e 9º GAC- Grupo de Artilharia de Campanha (Grupo Major Cantuária).

 Banda Musical

 

A banda do corpo musical da Policia Militar do estado de mato Grosso do Sul foi criada em 1º de Agosto de 1962 pelo Dr. Fernando Corrêa da Costa, na época com um numero de apenas 08 integrantes, oriundos do 1º Batalhao sediando em Cuiaba-MT.

Ao longo de seus 55 anos de existência,  a Banda tem apresentado em atos cívicos, culturais e esportivos levando entretenimento à população sul-mato-grossense.

Seus regentes principais são Capitão PM músico  Antonio Joelson Costa e Capitão PM músico José Aparecido da Silva.

Assinatura de convênios, benfeitorias e Inauguração

 

No ato, Prefeito Valdir Júnior inaugurou o monumento alusivo à fundação de Nioaque de 168 anos, junto com as autoridades presentes.

Foram assinadas ordens de serviço de entrega de uma Patrulha Mecanizada, do então Deputado Federal Reinaldo Azambuja para a cidade de Nioaque, a Patrulha conta com: Um Trator, Grade Niveladora, Calçalhadeira, Pá Carregadeira, Grade Aradora, Robencarteirador.

Ordem de Licitação de execução de obras para o recapeamento de várias ruas de Nioaque, valor de R$ 2.006.968,51.

Ordem de serviço para a execução do Projeto Lote Urbanizado, da Agehab do Governo do MS em parceria com a Assistência Social (CRAS), com o intuito de beneficiar, por enquanto, 43 famílias do Município de Nioaque.

Bicicletas para os Agentes Comunitários de Saúde da Zona Urbana nas visitas domiciliares.

Termo de Cooperação Mútua entre a Prefeitura de Nioaque, a AFAMA, e a FUNDESPORTE na doação de  Materiais Esportivos (Jogo de Rede, Bolas de Futebol, Jogo de Bandeirinhas, Jogo de Cartões, Cones, Infladores e Apitos.

Iluminação de LED:  A Prefeitura realizou com recursos próprios a substituição das lâmpadas pela iluminação de LED, que a mais de trinta anos não passava por manutenção. A Mesma trará economia, segurança e qualidade de vida para a população.

Manutenção de Máquinas Agrícolas e fornecimento de combustível destinado ao preparo do solo para o plantio nas  Aldeias Cabeceira, Água Branca, Taboquinha e Brejão, através da AGRAER em Parceria com a Prefeitura de Nioaque.

Termo de Entrega de repasse de insumos agrícolas do PROACIN, a ação contempla a distribuição de sacas de sementes de milho, a meta é atender as famílias da Etnia Atikum.

 

Encerrando as atividades as autoridades presentes receberam das mãos do prefeito e do artista plástico João Orsidiney Xavier, réplicas de esculturas retratando a Guerra do Paraguai, vez que Nioaque foi palco de muitas batalhas.

 

                                   

Edição e foto: Elizete Maidana