Vereadores votam Moção de Repudio pelo fechamento da 45ª Zona Eleitoral de Nioaque

Em sessão ordinária do dia 22 de Junho, vereador Luis Fina de Oliveira(PT)  apresentou Moção de Repúdio assinada juntamente com os vereadores:. Danilo Bortoloni Catti – PSDB,  João Carlos Vera Gonçalves  – PSB,  Silas Nunes Ferreira – PSDB,  Pablo Ruan Pache Corrêa – PSB, Ademar Michalski – PPS, Erdilei Correia – PEN, e Valdeci F. dos Reis – PMDB, pela não   aplicabilidade das Resoluções 23.512 e 23.520 do Tribunal Superior Eleitoral, as quais estabelecem critérios para extinção e remanejamento das Zonas Eleitorais em todo o país, e sim pela manutenção da 45ª Zona Eleitoral do Município de Nioaque-MS.

Fina disse que o Cartório Eleitoral do município atende 10.499 eleitores, sendo 4.039 da zona rural e 6.490 na zona urbana, a presente medida em seu contexto visa  retroceder no tempo onerando direitos do cidadão eleitor do município, prejudicando uma estrutura que levou anos para ser concretizada.

“A extinção dessas zonas eleitorais causará transtornos e dificultará o acesso dos eleitores de nosso município, os quais terão que se deslocar até o município vizinho para conseguir votar ou fazer outros serviços como retirar o título ou alterar algum dado. Antes a qualquer decisão que tem um longo alcance devemos sim, analisá-la, refletir e conhecer a realidade e peculiaridade de cada local a ser afetado, é fácil “bater o martelo”, e assim deixar as coisas rolarem, tirando daqueles governantes e cidadãos o direito do crescimento e desenvolvimento de seu município” disse o vereador.

O vereador ratificou  o anseio do não fechamento do Cartório Eleitoral, o qual abriga a 45ª Zona Eleitoral, e que a moção seja enviada em busca de apoio à Tânia Garcia de Freitas Borges, Presidente do TER/MS, bem como a Assembleia Legislativa/MS, Deputados Federais e Senadores que representam o Estado e Assomasul,  para que  juntos envidem esforços em atenção ao pleito, pelo não fechamento do cartório eleitoral do município.

Edição e foto: Elizete Maidana