Corumbá apresenta projeto de lei que proíbe uso de narguilé em locais públicos

 

 

 

Em sessão ordinária do poder legislativo de Nioaque (15/08) foi apresentado pelo vereador João Carlos Vera Gonçalves (PSB), mais conhecido por “Corumbá”, projeto de lei que dispõe sobre  a proibição do uso cachimbo conhecido como “narguilé”, em locais públicos, bem com a comercialização a menores de 18 anos de idade.

 

 

 

 

O projeto foi encaminhado para estudos e analises à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, e posterior apresentação ao plenário para votação.

Em sua justificativa, Corumbá apresentou os motivos, embasado em estudos científicos, em que aponta os malefícios da prática. A presente proposta prevê que o uso do narguilé ficará proibido em locais públicos, praças, áreas de lazer, ginásios e espaços esportivos, escolas, bibliotecas, espaços de exposições e qualquer local onde houver concentração e aglomeração de pessoas.

 

 

 

Em primeiro lugar a iniciativa do projeto de lei se dá pelas doenças causadas provenientes da fumaça, sendo que os prejuízos à saúde envolvem tanto os fumantes de fato quanto os chamados passivos, aqueles que apenas inalam a fumaça que sai deste artefato tão utilizado. O projeto vem como uma medida necessária para dificultar o acesso e o uso de narguilé, não esquecendo, do uso, especialmente, por crianças e adolescentes do município.

É de conhecimento  que a utilização do narguilé não é prejudicial apenas para os que usam o dispositivo, mas também para aqueles que estão ao redor, inalando a fumaça. Segundo estudos promovido recentemente pela Organização Mundial da Saúde –OMS , os malefícios de  uma seção de duração média de 20 a 80 minutos expõe o fumante a componentes tóxicos equivalentes ao de 100 cigarros,  também temos     pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer onde foi relatado que as pessoas expostas à fumaça de narguilé têm risco de leucemia por causa da assimilação de benzeno.Essas substâncias tóxicas têm efeitos prejudiciais à saúde, aumenta comprovadamente a incidência de infarto, problemas pulmonares, disfunção erétil e vários tipos de câncer. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, a pessoa se expõe a hepatite C, tuberculose, herpes e outras doenças da boca.

 

Edição e fotos: Elizete Maidana