Vereador Corumbá convoca a secretária de educação para esclarecimento e Câmara rejeita o pedido

 

 

 

Em sessão ordinária do dia 12/03, pelo vereador João Carlos Vera Gonçalves (PSB), foi apresentado requerimento nos termos do Artigo 37, Inciso XIV da Lei Orgânica Municipal, conjugado com o Inciso VIII, Parágrafo 3º do Artigo 103 do Regimento Interno, para que o  Vereador Danilo Bortoloni Catti, Presidente do Poder Legislativo, convocasse a Senhora Cândida Thereza de Andréa Ferreira, Secretária Municipal de Educação, para se fazer presente em sessão ordinária do dia 26.03.2020, às 8h00, visando que a mesma prestasse esclarecimentos inerente à pasta que é gestora, nos seguintes itens:

– Transporte Escolar;

-Critérios utilizados para convocação de professores;

– Lotação administrativa existente na respectiva secretaria;

– Reformas das Escolas e;

– Recursos financeiros destinados e aplicados na Educação.

Corumbá justificou seu pedido, externando que trata-se de uma das principais prerrogativas da classe parlamentar, a fiscalização, neste sentido se vislumbra a necessidade da convocação da referida autoridade municipal competente, visando que preste esclarecimento necessário no âmbito da administração pública relativas à pasta Educação, conforme descrito, oferecendo não somente ao Poder Legislativo Municipal as informações e esclarecimentos, bem como dar  uma satisfação à população.

O requerimento obteve dois votos favorável a aprovação, pelos vereadores: João Carlos Vera Gonçalves (PSB) e vereador Pablo Ruan Pache Corrêa (PSB).

Votando contrário os  vereadores: Elson Silva (PSL) e Edirlei Corrêa (Pen)

Abstendo-se do voto vereador Silas Ferreira (PSDB), com ausências dos vereadores Luís Fina de Oliveira (PT), Noé Nogueira Neto (PDT) e Ademar Michalski (PPS).

Com o empate nas votações coube ao presidente Vereador da Casa, Danilo Catti (PSDB)  desempatar, sendo registrado voto contrário ao requerimento.

Pelo vereador Silas foi argumentado que a pauta trata-se de politicagem, sendo rebatido pelos argumentos do vereador Pablo que afirmou no ato que os vereadores trabalham e recebem por 4 anos.

Pelo vereador Corumbá foi externado sua indignação, dado ao fato de que convocação de secretários do poder executivo é legitimo, faz parte da prerrogativa dos trabalhos dos vereadores, sendo que para isto recebem um bom salário. Ainda disse que não percebe algum mal a convocação destes.

 

 

Edição e fotos: Elizete Maidana