Professora Cândida apresenta projetos de leis que aborda inclusão de autistas

Em sessão ordinária realizada em 07 de maio, vereadora Cândida (PSDB) apresentou requerimento ao prefeito Valdir Couto de Souza Junior, no sentido que, após estudos e viabilidade, envie ao Poder Legislativo para apreciação,  Projetos de Leis com a seguinte minuta:

Projeto de Lei  – dispondo sobre a criação do programa censo de  inclusão de autistas e dá outras providências.

Projeto de Lei – Dispõe sobre a triagem precoce para diagnóstico do transtorno do espectro do autismo – TEA, nas unidades de saúde e nas escolas da rede municipal de ensino de Nioaque-MS, através da aplicação do questionário M-CHAT, e dá outras providências.

A Vereadora que tem sua base profissional na área de educação, e que tem conhecimento das necessidades da implantação desses projetos justificou aos pares a proposta, sendo externado que  trará para as áreas de saúde e educação um respaldo de suma relevância, vez que tem conhecimento  que não existe um método específico para ensinar crianças e adolescentes com TEA, pois, mesmo que duas pessoas apresentem o mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modos diferentes a uma mesma proposta pedagógica, sendo de fundamental importância o conhecimento do professor para com os alunos de forma individual, bem como pelos profissionais de saúde na identificação desta síndrome, ainda que   a inclusão dessas crianças e adolescentes requer uma mudança no modo como a escola pensa e faz educação.

Pela vereadora foi também abordado, que o autismo é uma síndrome complexa tanto em nível de diagnóstico quanto de tratamento.  De acordo com diagnósticos, o autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo.

Na oportunidade a vereadora apresentou dados de estudos acerca do tema.

O requerimento foi aprovado por unanimidade, com solicitação do vereador Danilo Catti (PSDB) em assinatura.

Edição e fotos: Elizete Maidana