Vereadora Cândida Thereza requer projeto de lei que garante turismo cultural históricos da rede municipal de ensino

 

Em sessão ordinária do dia 20/08, foi apresentado pela vereadora Cândida Thereza (PSDB) requerimento querendo projeto de lei a Valdir Couto de Souza Junior, Prefeito Municipal, no sentido que, após estudos e viabilidade, envie a este Poder Legislativo para apreciação.

PROJETO DE LEI Nº     /2020, DISPÕE SOBRE O TURISMO CULTURAL HISTÓRICO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NIOAQUE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Pela vereadora foi justificado que a propositura através de Projeto de Lei a ser inserido na rede municipal de Educação busca a valorização das diferentes manifestações culturais e históricas de nossa região como um todo, possibilitando assim a construção de conhecimentos pela prática e não apenas transmissão de conteúdo. “Em nossos dias atuais vislumbramos a necessidade de conhecer e oferecer diferentes práticas pedagógicas, colocando sempre a aprendizagem do aluno em primeiro lugar, procurando com essas atividades despertar o interesse do aluno nas áreas turísticas, históricas e culturais” disse.

Ainda o projeto prevê a ideia de promover visitas culturais significativas para os alunos, com  elaboração de  diferentes roteiros que consideram a discussão de Temas Transversais relacionados aos PCN’S (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O ponto principal é deixar clara a diferença entre o processo de construção de conhecimento dentro de um museu e dentro de uma escola. Estamos rodeados de objetos que contam parte da nossa história, então a ideia também é escutar o que os alunos trazem de uma maneira muito livre. Para os adolescentes, a visita também faz a diferença na hora de assimilar componentes curriculares vistos em salas de aula.

A proposta foi aprovada por unanimidade.

 

Edição e foto: Elizete Maidana