Vereadora Cândida Thereza solicita instalação de ninhos artificiais para araras

Em sessão ordinária do dia 24/09, foi apresentado pelo vereadora Cândida Thereza (PSDB) requerimento direcionado a Valdir Júnior, Prefeito Municipal, a Mário Eduardo Pereira,  Secretário  Municipal de Desenvolvimento Rural, a Ogiwara Massataka, Secretário Municipal de Obras, e a Jorge Luiz Cardoso Secretário Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, no sentido que  sejam confeccionados e instalados ninhos artificiais para reprodução das espécies de araras, nas seguintes localidades: Praça dos Heróis, Praça XV Novembro, Avenida  XV Novembro, Avenida General Klinger.

Na praça VX de Novembro é visível as três espécies das araras, muitas vezes disputando espaço nos pés de coqueiros para fazer ninho, e com isso acabam  deteriorando os pés de coqueiros ali existentes.

O objetivo do presente requerimento é atrair e consequentemente preservar as aves das diversas espécies de araras da nossa fauna brasileira, as quais já são vistas em nosso épico município. Ainda a instalação desses ninhos artificiais virá em muito contribuir na preservação da espécie animal e também os coqueiros ali plantados, pois é visível que para fazer os ninhos, as araras acabam por matar os pés de coqueiros.

Ação visa dar condições para que as aves se reproduzam e voltem a natureza para a permanência e perpetuação das espécies, bem como a preservação da flora, os quais   poderão ser colocados  em locais específicos onde constantemente essas aves são avistadas.

A especificidade das caixas é de: 60 centímetros de altura por 45 centímetros de cumprimento, ficando na altura de um poste, onde cada caixa-ninho comportará um casal de arara com até três filhotes. Ainda, como sugestão essas caixas poderão ser fabricadas por funcionários Públicos Municipais e/ou voluntários interessados nas confecções ou doação das caixas-ninhos.

Em apoio ao pedido, Danilo Catti solicitou para assinar junto a proposta, recebendo aprovação por unanimidade.

Edição e foto: Elizete Maidana