Vereadora Rose solicita informações da presidente do conselho de saúde de Nioaque

 

 

 

 

A solicitação é para que seja informado local onde foi realizada a escolha dos membros para compor o Conselho

 

 

Pela Vereadora Rose Arruda (DEM), foi solicitado via requerimento apresentado ao  plenário, da sessão ordinária do dia 22/06, para que Maria Lúcia Ferreira Presidente do Conselho Municipal de Saúde em conformidade com o Artigo 37, Inciso XV, da Lei Orgânica Municipal, combinado com o Inciso XV, Artigo 37  do Regimento Interno da Câmara Municipal de Nioaque-MS, informe com cópia da Ata da reunião, local onde ocorreu a escolha dos membros  para compor o Conselho Municipal de Saúde, conforme Decreto 007/2021, de 25.01.2021.

Em sua justificativa Rose disse que por entender que os Conselhos Municipais são espaços para propor diretrizes das políticas públicas nos municípios, uma instância  de fiscalização, controle e deliberação, necessita estar regular.

Ainda pela vereadora foi esclarecido as atribuições dos conselhos, em que são canais efetivos de participação que permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixa de ser um direito e passa a ser uma realidade. Neste contexto a vereadora pontuou a importância dos conselhos, o papel de fortalecimento e da participação democrática da população  e da formulação e implementação de políticas públicas. Sendo que é o Conselho Municipal que aprova uma lei ou uma ação que o município queira tomar sobre um determinado assunto, mas para que isso aconteça é necessário que  este conselho esteja regular com eleição, dentro de prazo e composição de membros.

Outro ponto enfatizado pela vereadora foi quanto  a composição do Conselho Municipal de Saúde, que  tem atribuições especificas, sendo uma delas verificar se a assistência à saúde está atendendo as necessidades da população,  averiguar as políticas de saúde oferecidas orientando  o governo no atendimento à população.

Para que tudo isso ocorra faz se necessário  a composição deste Conselho em ter  representantes governamentais que são indicados pelo Executivo, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde e usuários de saúde.

Foi esclarecido pela vereadora que o Decreto 07/2021 nomeando esses membros, a única regularidade está no segmento de gestores, no segmento de trabalhadores e usuários há várias vacância que precisam ser preenchidas e outro fato é que pra existir essas nomeações é necessário que aja uma eleição.

Pelas justificativas apresentadas, a vereadora externou os motivos da solicitação da Ata contendo os membros eleitos.

Em apoio a solicitação, vereador Pablo Ruan (MDB) solicitou para assinar junto o requerimento, recebendo aprovação por unanimidade.

 

 

 

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Vídeo: Ilza Ramos