Câmara aprova Projeto de Lei Nº 0013/2021

 

 

 

Oriundo do Poder Executivo, o Projeto 013/2021 dispõe sobre o Plano Plurianual do município de Nioaque-MS, para o período de  2022 a 2025.

 

 

O projeto foi encaminhado as  comissões: Legislação, Justiça e Redação Final, Comissão de Finanças e Orçamentos, Obras e Serviços Públicos, Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente,  Comissão de Educação Saúde e Assistência Social, para estudos e análises, correspondendo ao período 2022 a 2025.

 

 

Em análise ao referido projeto, primeiramente, foi verificado que  mesmo foi enviado dentro do prazo previsto na Lei Orgânica do Município, que prevê do Inciso IX do Artigo 76, Seção II , Das Atribuições do Prefeito, e  Artigo 132,  do Capítulo III – Do Orçamento.

 

O PPA deve ser apresentado no primeiro ano do mandato do chefe

do executivo, tendo validade de quatro anos, alcançando portanto,  o início da próxima gestão do executivo. O Plano Plurianual deve conter um conteúdo mínimo, com a previsão de diretrizes, metas e objetivos a serem alcançados pela administração num período de quatro anos, destacando-se a previsão das despesas de capital, ou seja,  aquelas que aumentam o patrimônio público.

 

 

Também deve constar do PPA programas de duração continuada, visando resultados a longo prazo, onde a partir  deste programa de metas, devem ser elaboradas as demais leis orçamentárias.

 

 

Portanto, após destaque dos pontos relevantes do projeto em questão, foi observado que o PPA apresentado às comissões tem compatibilidade com as regras gerais necessárias e a previsão de metas para os anos próximos da administração.

 

 

Diante das análises, as supracitadas comissões apresentaram pareceres favoráveis à aprovação do referido projeto, vez que o mesmo atende as legislações pertinentes que regulamentam a matéria.

Colocado sob apreciação do plenário, o projeto foi aprovado por unanimidade.

 

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Vídeo: Ilza Ramos