Sérgio apresenta Moção de Pesar

Na última sessão ordinária do 1º semestre de 2022, o Vereador Sérgio Terena (PT) apresentou ao plenário Moção de Pesar direcionada aos familiares do saudoso Pedro Vitorino da Silva, pelo falecimento ocorrido no dia 10.06.2022 morador da Aldeia Água Branca.

Foi uma liderança indígena, da etnia Terena, profissional dedicado, pai querido, acima de tudo um pioneiro na luta pela educação. Sérgio disse que assim será lembrado, pois foi baluarte da educação, sendo o primeiro Professor Indígena, onde dentre suas missões a mais bela destacou-se na arte de ensinar. O mesmo chegou na Aldeia Água Branca em 1957, já em 1958 organizou o local e condições para o início das atividades escolares, porém apenas em 1959 que as aulas foram iniciadas efetivamente.  Também, com sua chegada em 1957 foi iniciado o ato de evangelização da população indígena, vez que foi um grande incentivador na formação da liderança tribal, até então inexistente, oportunizando por meio de escolha da comunidade os seus representantes, na época conhecido como Capitão.

No período de 1977 a 1982, exerceu o cargo de Vereador junto ao Poder Legislativo, o que veio a significar um marco na representatividade da população indígena, dando inicio neste período a construção do Campo de Futebol, conhecido como Campão, Passando nos anos 90 para Estádio Comunitário Pedro Vitorino e, atualmente conhecido como “Arena Pedrão”, deixando também grande legado na área esportiva.

Partiu aos 87 anos, deixando nos corações lembranças, que serão eternizadas pela sua incansável busca no reconhecimento e na valorização da educação indígena, e respeito à cultura.

“Relembrar a trajetória do Senhor Pedro Vitorino é ter muito o que se falar, podemos afirmar que foi um ícone da educação escolar indígena, cidadão de luta, em tempos adversos, um grande e dedicado profissional”, disse o vereador.

Diante desta verdade, e, imbuído de profundo sentimento de solidariedade e gratidão, o Parlamentar através da Câmara Municipal Nioaque, manifestou os pêsames em forma de Moção de Pesar aos familiares deste grande líder indígena Professor Pedro Vitorino da Silva.

Os Vereadores presentes na Sessão solicitaram para juntos assinar a Moção, que foi entregue na Sessão aos familiares presentes.

Edição e fotos: Elizete Maidana