Câmara de Nioaque homenageia atletas capoeiristas de Nioaque

Em sessão ordinária realizada em 13/09, sob a presidência do vereador Silas nunes Ferreira (PSDB) foi apresentada Moção de Congratulações aos Atletas da modalidade Capoeira, Silvio Silveira, e ao Contramestre Cristino Laucídio Medina Marques Pinheiro (“Nanico”), da Aldeia Cabeceira, pela participação e  colocação alcançada no 4º Encontro e, 2º Campeonato Interestadual de Capoeira   “O Artista Sou Eu”, ocorrido no dia 10.09.2022, no município de Álvares Machado-SP.

O Atleta Estagiário Silvio Silveira conquistou o 1º Lugar, e o Contramestre   “NANICO” teve êxito conquistando o 3º Lugar, ambos representando o município de Nioaque-MS.

Na oportunidade o evento contou com a participação aproximadamente de 80 atletas, entre estagiários, professores e mestres, os quais representaram 06 estados e 30 cidades, evento este organizado pelo mestre José dos Santos, conhecido como “Mestre Onça”.

A moção de autoria do vereador Silas foi assinada por todos vereadores, sendo externado pelo proposito que a capoeira no seu contexto histórico surge no mesmo período que os escravos africanos chegam ao Brasil, sendo criada em solo nacional por essas pessoas. Em sua essência que mistura dança, luta, brincadeira e ancestralidade, a capoeira surge para o negro como uma fonte de escape da rotina diária de trabalho. Com o passar do tempo os negros em ânsia de liberdade, viram na capoeira uma arma de luta contra a escravidão, usada para defesa em suas fugas para os quilombos.

Os agraciados receberam a Moção em mãos do vereador Silas após a aprovação do plenário, ficando registrado nos anais do Poder Legislativo.

Edição e foto:  Elizete Maidana