Vereadora Cândida Thereza requer sinalização da passarela elevada localizada na Avenida  Retirada da Laguna em Nioaque

Por entender que a passarela existente na Av. Retirada da Laguna funciona como redutor de velocidade, a Vereadora Cândida Thereza (PSDB) requereu a Valdir Couto de Souza Junior, Prefeito Municipal, para que junto ao órgão competente determine a execução de serviços de sinalização da passarela.

“Temos que essas faixas de pedestre acima do nível da rua, também tem função similar das lombadas, sendo utilizadas como item de segurança no sentido que os motoristas priorizem o momento e o espaço dos pedestres, também possuem outra característica importante, que é a sinalização, o que propicia ainda mais a redução da velocidade em virtude do seu fator físico, sendo implantadas em áreas que precisam de segurança prioritária”, justificou a vereadora.

Ainda, a vereadora reconheceu que o benefício da implantação e a ampliação da visibilidade dos pedestres no momento da travessia, melhora as condições de segurança, mobilidade e acessibilidade dos pedestres, proporcionando velocidade segura dos veículos, mas que necessita aplicar os critérios de sinalização e, velocidade máxima permitida definidos na Resolução nº 738 do CONTRAN.

Portanto há a necessidade que tais medidas sejam tomadas, bem com a pintura e sinalização da referida passarela e implantação de placas indicativas da existência da mesma, assim  como a de velocidade permitida, evitando  diversos transtornos na ocorrência de acidentes,  vez que esses critérios ainda não se encontra implantados, o qual  motiva-se a propositura.

O Plenário  acatou e aprovou por unanimidade.

Edição Elizete Maidana

Foto Ilza Ramos