sábado, 19 de setembro de 2020.

Vereador Noé Neto apresenta projeto de Decreto Legislativo

 

 

 

Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Nioaque do dia 03/09, Pelo vereador Noé ogueira Neto (PSDB) foi apresentado Projeto de Decreto Legislativo, em que concede Título de Cidadão Nioaquense a Wagner Andréa Scouto.

Pelo vereador foi externado que a pessoa de Wagner é merecedora de receber a mais alta honraria ofertada pela Casa, em virtude dos relevantes serviços prestados à sociedade nioaquense.

Sempre imbuído em ajudar a comunidade, o jovem que tem como profissão o esporte na modalidade marcial, e a música, postulado como DJ Katrac, sempre atuando a ajudar a comunidade, sendo merecedor de tal honraria.

O projeto foi encaminhado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final para estudos e análises e posterior apresentação ao plenário.

 

Edição e foto: Elizete Maidana

 

Vereadora solicita realização de extensão de energia no Bairro Baia

 

 

Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Nioaque do dia 03/09, pela vereadora Cândida Thereza (PSDB) foi apresentado requerimento direcionado Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal,  requerendo  medidas junto a ENERGISA, para que seja feito  extensão da rede de energia com rebaixamento e colocação de Braço de Luminária na Rua Rui Barbosa, no Bairro Baia.

Cândida justificou seu pedido externando que conforme solicitação e abaixo-assinado dos moradores e proprietários de imóveis da Rua Rui Barbosa, no  Bairro Baia, encaminhado  na data de 25 de agosto 2020,  considerando que o acesso à energia elétrica é de fundamental importância para toda as atividades que uma família venha executar, portanto, mas que até  o momento esses moradores   não usufruem deste benefício.

Na Rua Rui Barbosa, tem aproximadamente 05 propriedades que  utilizam da energia elétrica de forma irregular , fator este  preocupante  que acaba  por colocar  em risco a segurança dessas famílias. “Expostas as razões, esperamos contar com a aprovação e atendimento desta proposição, ressaltando que estamos atendendo reivindicação de nossos munícipes”, finalizou a vereadora que obteve apoio em assinatura do vereador Danilo Catti (PSDB) e aprovação por unanimidade.

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Vereador Fina apresenta Moção de Pesar

 

 

Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Nioaque do dia 03/09, pelo vereador Luís Fina de Oliveira (PT) foi apresentado Moção de Pesar aos familiares Senhor Irineu Salvetti, pelo seu falecimento ocorrido no dia 30.08.2020, no Projeto de Assentamento Andalucia.

Fina externou que o Senhor Irineu Salvetti, foi um dos fundadores pioneiros da comunidade  do Assentamento Andalucia, trazendo consigo seus familiares e, como bagagem um grande sonho como pequeno produtor rural. Ainda,  presenciou e passou por todos os processos que um cidadão assentado está sujeito, não havendo  de sua parte em momento algum o desânimo, sempre lutou com força de vontade de assim prover melhores condições de vida a sua família, acreditou e venceu inúmeras adversidades neste tempo de provações aqui na terra, sendo exemplo a ser seguido e lembrado por todos que tiveram a honra e a felicidade de conhecê-lo.

“Este Parlamentar juntamente com todos representantes deste Poder Legislativo, não poderíamos deixar de manifestar nossa homenagem com profundo e sincero pesar aos familiares, dizendo que a perda foi de tamanho imensurável, finalizamos como esta frase da autoria de Júlia Dantas:

“O cansaço é vencido com a força de vontade” finalizou o vereador que obteve apoio em assinatura dos vereadores João Carlos Vera Gonçalves (MDB), Noé Nogueira Neto (PSDB), Pablo Ruan Pache Corrêa (MDB) Danilo Bortoloni Catti (PSDB).

 

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Vereador Elson apresenta Moção de Pesar

 

 

Em sessão ordinária do Poder legislativo de Nioaque do dia 03/09, pelo vereador Elson da Silva Moreira (PSDB) foi apresentado Moção de Pesar aos familiares do Senhor Catarino Pereira dos Santos, pelo seu falecimento ocorrido no dia 20.08.2020.

 

Pelo vereador Elson foi dito que   Senhor Catarino morador do Bairro Monte Alto na Chácara São Cristovão, sempre foi um cidadão de respeitada conduta e dedicação à família e a comunidade. “Sua ausência traz profundo pesar a seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadão de bem” afirmou o vereador.

Ainda deixou registrada as sinceras condolências, manifestando profundo respeito, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. A Moção recebeu apoio em assinatura do vereador Danilo Catti (PSDB) e aprovação por unanimidade.

 

Edição e foto: Elizete Maidana

 

Vereadora solicita aquisição de patrulha mecanizada para atender Aldeia Brejão no município

 

 

Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Nioaque do dia 03/09, pela vereadora Cândida Thereza (PSDB) foi apresentado requerimento direcionado Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal,  e a Reginaldo Ângelo de Almeida, responsável pelo Cadastro do Sistema SICONV da Prefeitura Municipal de Nioaque-MS,  no sentido que os mesmos envidem esforços para Cadastrar no Sistema “SICONV”, o Projeto da aquisição de uma Patrulha  Agrícola Mecanizada com Implementos para atendimento à Comunidade e Associação Indígena do Brejão da Aldeia Brejão, no município, conforme projeto em anexo da referida Associação, ainda, seja enviado  para conhecimento à   Deputada Federal Rose Modesto.

Ao justificar seu requerimento, Cândida disse que a presente proposição vem em atendimento à Associação Indígena do Brejão da Aldeia Brejão, com objetivo primordial de promover o  fortalecimento da Agricultura Familiar,  oferecendo melhores condições no desenvolvimento das atividades relacionadas a preparação do solo, plantio e produção, bem como  aumentar  o  setor produtivo no município, visando ainda,  garantir   a subsistência dessas famílias indígenas na área rural, refletindo de forma positiva. “Expostas as razões, esperamos contar com a aprovação e atendimento desta proposição, ressaltando que estamos atendendo reivindicação de nossos munícipes, finalizou a vereadora que obteve apoio em assinatura do vereador Danilo Catti (PSDB) e aprovação por unanimidade. .

 

Edição e foto: Elizete Maidana

 

Vereadora apresenta Projeto para implantação de emissora de Rádio comunitária na Aldeia Brejão

 

 

Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Nioaque do dia 03/09, pela vereadora Cândida Thereza (PSDB) foi apresentado requerimento direcionado a Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal,  e ao Sr. Reginaldo Ângelo de Almeida, responsável pelo Cadastro do Sistema SICONV da Prefeitura Municipal de Nioaque-MS,  no sentido que os mesmos envidem esforços para Cadastrar no Sistema “SICONV”, o Projeto solicitando autorização para implantação de uma Emissora de Rádio Comunitária para atendimento à Comunidade e Associação Indígena do Brejão da Aldeia Brejão, no município, conforme projeto da referida Associação, ainda, seja enviado para conhecimento à  Deputada Federal Rose Modesto.

Cândida disse que a presente proposição vem em atendimento a supramencionada Associação Indígena do Brejão da Aldeia Brejão, com objetivo de incentivar a comunicação, dando voz à população Indígena que vive no meio rural, como forma de alavancar a consciência de todos para com a conservação da natureza,  a cidadania ambiental , ainda irá impulsionar as  manifestações artísticas e culturais das Comunidades Indígenas do Município. “Expostas as razões, esperamos contar com a aprovação e atendimento desta proposição, ressaltando que estamos atendendo reivindicação de nossos munícipes” finalizou a vereadora que obteve apoio em assinatura do vereador Danilo Catti(PSDB) e provação por unanimidade.

 

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Noé solicita projeto de lei para ceder imóvel público à associação de Ministros Evangélicos de Nioaque

 

Em sessão ordinária do dia 27/08, pelo vereador Noé Nogueira Neto  (PSDB) foi apresentado requerimento direcionado a Valdir Couto de Souza Júnior,  Prefeito Municipal, em que requer a viabilidade de envio de Projeto de Lei para apreciação do Poder Legislativo Municipal, versando sobre a cedência do imóvel público, onde funcionava antiga Sede do Clube de Mães, na Avenida Eustácio Perez, Bairro Monte alto, localizada juntamente com a sede da antiga Escola Municipal Amabeni Xavier, atualmente desativada, para a instalação da Sede da Associação dos Ministros Evangélicos de Nioaque – AMEN.

Pelo vereador foi justificado o que  presente requerimento visa destinar  o referido  Patrimônio Púbico Municipal, através de Cessão de Uso, para que a Entidade supracitada possa instalar sua sede e desenvolver as atividades contidas em seu Estatuto Social em benefício da comunidade. Outrossim, a respectiva Cessão de Uso auxilia a Municipalidade a conter invasões irregulares, bem como promover a devida conservação do imóvel sem despesas aos cofres públicos. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Vereador Elson solicita reparo de ponte na Alameda Valentin kratzer

 

 

 

Em sessão ordinária do dia 06/08, foi apresentado pelo vereador Elson da Silva Moreira (PSDB) requerimento reiterando peido já solicitado para que o poder executivo de Nioaque, através de seu gestor Valdir Couto de Souza Júnior  e Ogiwara Massataka, Secretário Municipal de Obras, faça de forma urgente serviços de recuperação do pontilhão existente na Alameda Valentin kratzer.

Pelo vereador foi justificado que o requerimento já foi pauta de sugestão em 2019, e   atende a diversos pedidos dos moradores   daquela localidade, que tem o pontilhão como única via de acesso, e a mesma se encontra em situação precária, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e do tráfego de veículos, haja vista que sua estrutura está totalmente danificada. “Tratando-se de uma necessidade e obrigação própria da administração pública municipal, contamos com as medidas que venha atender esta reivindicação”, finalizou o vereador que obteve aprovação por unanimidade.

 

 

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Corumbá solicita ao presidente Danilo Catti para que parte do duodécimo a ser devolvido ao executivo seja aplicado na nova maternidade

 

Em sessão ordinária do dia 27/08, pelo vereador João Carlos Vera Gonçalves (MDB) foi apresentado requerimento direcionado a Danilo Bortoloni Catti, Presidente do Poder Legislativo, para que parte do duodécimo do Poder Legislativo no ato de devolução junto ao Poder Executivo seja aplicado na aquisição de implementos e equipamentos para atender a Maternidade Municipal que ora está sendo concluída.

 

“Somos sabedores que a devolução do saldo restante a título de duodécimo repassado as Casas Legislativas  uma vez integrado ao orçamento da Prefeitura, cabe a ela definir a destinação da verba, portanto, expressamos nossa sugestão e desejo  que parte deste recurso seja aplicado junto a Secretaria Municipal de Saúde como forma de auxiliar a estruturar a maternidade municipal que em breve terá suas obras concluídas” justificou o vereador. Em apoio ao requerimento solicitou pra assinar junto vereador Luis Fina (PT), recebendo aprovação por unanimidade.

 

 

Edição e foto: Elizete Maidana

Vereadora Cândida solicita denominações em ruas do bairro Vila São Miguel

 

Em sessão ordinária do dia 27/08, pela vereadora Cândida Thereza (PSDB) foi apresentado requerimento direcionado a Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal, e a Massataka Ogiwara, Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos,  requerendo  que sejam colocadas placas com denominação de identificação nas entradas das Ruas paralelas a Avenida Retirada da Laguna, no Bairro São Miguel, neste município, conforme mapa em anexo.

Pela vereadora foi dito que tal solicitação faz-se necessária, haja vista que a Vila São Miguel, atualmente,  é o maior  e mais populoso bairro da cidade, o mesmo possui várias entradas de Ruas paralelas à Avenida Retirada da Laguna que compõem os logradouros públicos daquela vila, começando pela Rua Nichan Nahabedian, Rua José Medeiros da Silva, Rua Pedro Xavier, Rua Tamoio Gomes da Silva, Rua Iber Cardoso da Silva, Rua Madge Correa Moreira, e por fim, Rua Antonia Verissimo de Souza.

Ainda foi dito, que ocorre que aquela localidade não receberam qualquer tipo de identificação, como as placas indicativas com as devidas nomenclatura direcionando o cidadão ao endereço desejado, além disso,   impossibilita a população local certificar-se da homenagem prestada àqueles importantes cidadãos, que aqui viveram e  colaboraram com o desenvolvimento de nossa cidade, ainda esta ação virá contribuir para o bom aspecto e organização urbanística de Nioaque.

O requerimento recebeu apoio em assinatura dos vereadores Silas Nunes Ferreira – PSDB, Elson da Silva Moreira – PSDB,  João Carlos Vera Gonçalves – MDB,  Luís Fina de Oliveira – PT e aprovação por unanimidade.

 

 

.

 

Edição e foto: Elizete Maidana