Festividades marcaram o Dia do Índio

Dia 19 de Abril, autoridades do município estiveram prestigiando, na Aldeia Taboquinha em solenidade de encerramento das festividades alusiva ao dia do Índio.

Comemorado  todos os anos,  o Dia do Índio foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Nioaque possui quatro  aldeias, sendo elas Cabeceira, Taboquinha, Água Branca,  Brejão, e comunidade Kadiwéu e Atikum.

É visível a tradição cultural em suas artes, retratada pelo uso de materiais retirado da natureza, em que perpetuam a cultura de geração à geração.

A cada ano, os indígenas de Nioaque recebem apoio político em infraestrutura, na educação e saúde.

Recentemente, unidos pela causa de manter a CTL (Coordenadoria Técnica Local), que seria fechado, os indígenas bloquearam a BR 060, chamando atenção das autoridades políticas, sendo atendidos após reivindicação.

A religiosidade se destaca entre a evangélica e católica.

Representando o poder legislativo de Nioaque, o presidente vereador Danilo Bortoloni Catti, juntamente com os vereadores Silas Ferreira Nunes, Edirlei Corrêa, Ademar Michalski, João Carlos Vera Gonçalves “Corumbá”, e Elson Silva, abrilhantou o evento, e na oportunidade felicitou os indígenas, externando-as como exemplo em união e socialização, destacando-as das demais aldeias no estado.

Ainda ressaltou a importância da implantação da lei que garante feriado municipal nesse dia, fato este que demonstra apreço pela história, valorização da etnia, e oportunidade aos munícipes de conhecer de perto a sociedade indígena e seus trabalhos.

Autoridades presentes:

O Prefeito Valdir Júnior , Secretário Estadual de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul Athayde Nery, Vice Prefeito Hermenegildo Santa Cruz Neto, representando o comando do 9º G.A.C Major Winglison, Comandante da Polícia Militar Joicemir Ferreira Bica, Sub-Secretaria de Assuntos Indígenas Silvana Terena, Coordenador Estadual de Esportes do Projeto “Bom de Bola Bom de Escola” Max William da Silva, Cacique da Aldeia Taboquinha Ramão Silva, da Aldeia Brejão Marcindo Lisboa, da Aldeia Cabeceira José Maria, da Aldeia Água Branca Milton Marques,  Secretária de Governo Rose Arruda, de Finanças Márcio Flávio, de Cultura Jorge Cardoso, e de Agricultura Jorge Lemes, Diretora de Escola Municipal Indígena 31 de Março, Diretor da Escola Estadual indígena Otamir, Coordenador da CLT Local Valdir Marques, Supervisora do Projeto Saberes Viviane, Coordenadora do Projeto Saberes Célia Regina, Coordenador do Conselho Tutelar Antônio Cardoso, Coordenadora do SESAI Vilma Marques, Professora do UEMS Doutora Sandra Cristina e comunidade local.

A solenidade começou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, com o Prefeito Valdir Júnior hasteando a bandeira de Nioaque, Major Winglison a bandeira nacional, e o Cacique Ramão da Silva hasteando a do Estado de Mato Grosso do Sul.

Após o Hasteamento, houve o desfile civico da Escola Estadual Indígena Angelina Vicente e Escola Municipal Indígena 31 de Março, alunos da UEMS, Exército Brasileiro, Equipe de Saúde, Motoqueiros que participaram da trilha na pista da Aldeia Brejão. Finalizando com apresentações de danças indígenas “Bate-pau” e “ Putu-Putu”.

Projeto Bom de Bola, Bom na Escola

No ato solene, foi assinado o termo de implantação do “Projeto Bom de Bola, Bom na Escola” nas Comunidades Indígenas, sendo o 1° Pólo do Projeto voltado exclusivamente para os jovens indígenas.
Segundo o Comandante da Polícia Militar de Nioaque, tenente Joicemir Ferreira Bica, a implantação do 1° Pólo Indígena do Programa no Estado de Mato Grosso do Sul é um marco para a Instituição Polícia Militar, em especial o 11° Batalhão de Polícia Militar, vez que estará contribuindo para o resgate da autoestima dos jovens indígenas.
Participaram da implantação do Pólo Indígena: Athayde Nery- Secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Valdir Couto de Souza Júnior- Prefeito Municipal, Silvana Terena- Sub Secretária de Políticas Indígenas, Danilo Catti Presidente da Câmara de vereadores, professor Max William da Silva- Coordenador Estadual de Esportes do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, entre outras autoridades civis e militares.

Edição e foto: Elizete Maidana