Danilo Catti apresenta projeto de lei em que institui 19 de Abril como feriado municipal

Foi apresentado ao plenário do poder legislativo, para estudos e analises, projeto de lei n 03/2017, de autoria do vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB), em que “Fica instituído no âmbito do município de Nioaque-MS o dia 19 de Abril, data em que se comemora o dia do Índio como feriado municipal.”

Pelo vereador foi argumento quanto a criação da data, ocorrida  em 1943, por meio do Decreto Lei nº 5.540, pelo Presidente Getúlio Vargas, data esta que diversos líderes indígenas resolveram participar juntamente com inúmeras autoridades dos países da América, após convite, de reunião e decisões, embora temerosos, na época, entenderam a importância do momento, sendo que esta reunião aconteceu dia 19 de abril, data que ficou escolhida no continente americano pelo grande marco histórico que assim representou.

Danilo Catti ressaltou que em Nioaque  estão agrupadas 04 aldeias – Brejão, Água Branca, Cabeceira, Taboquinha, e 03 Etnias, Atikun, Kinikinau e Terena. “Como fato mais relevante temos o nome de nosso município, “Nioaque” deriva da palavra Tupi-Guarani “Anhuac”, alusão está aos índios tupis-guaranis que em época da fundação habitavam essas terras”.

Segundo o vereador, o objetivo primordial é que nesta data, o cidadão do município tenha a oportunidade de interagir com as comunidades indígenas, participando e prestigiando os eventos que anualmente ocorrem nas aldeias, acreditamos que o Dia do Índio é um momento de reflexões de história, onde podemos de forma positiva e organizada, promover debates, palestras voltadas a tão importante homenagem dos  primeiros habitantes.

O projeto foi encaminhado às comissões permanente da Casa, para estudos, analises e posterior votação.

Edição e foto: Elizete Maidana