Sessão Solene em rememoração aos 150 anos da “Retirada da Laguna”

A câmara de vereadores de Nioaque, sob a presidência do vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB) juntamente com o comandante do 9º G.A.C Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior realizaram Sessão Solene em rememoração aos 150 anos da Retirada da Laguna (06/06).

Compondo a mesa de autoridades: O presidente da Casa Vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB) Tenente Coronel Moacyr Azevedo Couto Junior, Prefeito Municipal Valdir Couto Junior, Defensora da Comarca de Nioaque Drª Ester Quintananilia Nogueira, e Delegada de Policia Civil Drª Joilce Silveira Ramos.

Lídia Nogueira

A sessão iniciou-se ao som do  Hino Nacional, interpretado pela paulistana Lídia Nogueira, esposa do SGT André, atualmente residindo  em Nioaque.

José Vicente Dalmolin, professor, pesquisador e historiador dos fatos históricos da região sudoeste, em especial à Guerra do Paraguai, foi o palestrante da sessão, vez que retratou os fatos acontecidos, demonstrando a perpetuação da sangrenta batalha, tendo Nioaque como referência local  dos acontecimentos.

Como personagens históricos, perpetuados em Nioaque através de nomenclaturas de Ruas, Avenidas e Monumentos, temos:

Cel Pedro José Rufino

Cel Camisão

Visconde de Taunay

Guia Lopes da Laguna

Major Cantuária

Cel Juvêncio

A Sessão Solene marca o início das atividades programadas para este ano, em alusão à data histórica, onde acontecerão várias festividades na região, destacando-se a cidade de Nioaque, no dia 13 de Julho, com a encenação da Guerra, na Praça dos Heróis.

Ao usar a palavra os vereadores Pablo, Valdeci,e Luiz Fina externaram a importância da história, fatos que marcaram a sociedade brasileira, em que milhares de vidas foram ceifadas, fazendo do passado a lembrança de um futuro sólido, em que a vitória predominou trazendo paz e glória aos brasileiros.

Seguindo, Tenente Coronel Couto ao pronunciar-se, agradeceu a presença de todos, em especial aos vereadores pela Sessão Solene, retificando o início das atividades mencionadas no tocante aos 150 anos da Retirada da Laguna. Ainda sim, disse “O que devemos então trazer à memória, o que se deve enaltecer foi o heroísmo dos brasileiros, que mesmo com severas restrições materiais, da cólera… Souberam vencer os combates e não deixar perecer a Bandeira Nacional”.

Externando também os agradecimentos, o Prefeito Júnior, afirmou a parceria da Prefeitura com o evento. Enfatizou a importância da história, não só para a cidade, como para a nação.

Finalizando a sessão, o Presidente da Casa Danilo Catti fez menção à Primeira Marcha da Retirada da Laguna, fazendo parte na época como militar, oportunidade que  reviveu a história ao fazer o trajeto por onde passou. Ressaltou as pessoas que perpetuam a história, citando João Xavier, Paulo José Corrêa e o professor Vicente Dalmolim, que através desses, todos têm o privilégio de ter conhecimento da história.

Edição e foto: Elizete Maidana