Piscicultura é pauta em reunião realizada em Nioaque

Na última quinta-feira (22/06) aconteceu no gabinete da Prefeitura de Nioaque reunião com presenças do Delegado Federal do MDA Dr. Dorival Betine, Coordenador Federal de Piscicultura do MS Cesar Moura de Assis, vereadores Danilo Bortoloni Catti (PSDB), Luis Fina de Oliveira (PT), Pablo Ruan Pache Corrêa (PSB), Ademar Michalski (PPS), Prefeito Valdir Junior, Secretário de Agricultura Jorge Fernandes Lemes, e produtores de peixes de Nioaque.

A reunião foi solicitada pelo vereador Ademar Michalski, tendo como objetivo fomentar a piscicultura em Nioaque, uma atividade já implantada no  município,  através da Lei 2366/2013, que dispõe sobre a criação do programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da aqüicultura familiar.

O evento contou com a palestra do coordenador de pesca e aquicultura do Mato Grosso do Sul, Cesar Moura de Assis e reuniu produtores do município e interessados para falar sobre os benefícios da piscicultura.

Ainda apresentou projetos de desenvolvimentos, implantações de programas na área da piscicultura, capacitação, e estruturação.

A pesca faz parte da cadeia alimentar, uma atividade rentável, sendo inserida na agricultura familiar pela facilidade em sua manutenção, a custos reduzidos, mas requerendo todo cuidado como forma de trabalho.

Para isso o governo federal fornece os cursos de capacitações, desde o início da produção até a mesa do consumidor.

O projeto em Nioaque foi desenvolvido sob a promessa de uma emenda parlamentar, em que o município seria beneficiado com uma escavadeira hidráulica, e um trator de esteira, fato este que não aconteceu.

Vereador Pablo ao discursar lembrou desse fato, e disse que  o projeto foi implantado em Nioaque, mas que os produtores não tiveram o devido apoio, pela falta dos maquinários, ficando apenas com a logística local através do executivo, e diante desses fatos muitos desistiram, ficando cerca de vinte produtores em atividade, por conta própria deram continuidade ao trabalho e continuam produzindo ate os dias atuais.

Finalizando a reunião, o executivo ficou responsável de reformular o projeto, e o superintendente federal comprometeu-se em apoiar os produtores através capacitações e de fornecer o maquinário necessário para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Edição e foto: Elizete Maidana