Câmara recebe projeto de lei para apreciação

Projeto de lei 022/2017 – Que dispõe sobre a oficialização das cores nos prédios públicos do município de Nioaque.

Na sessão ordinária do poder legislativo de Nioaque (10/08), a câmara de vereadores de Nioaque recebeu oriundo do poder executivo, projeto de lei que oficializa as cores nos prédios públicos da municipalidade.

A propositura visa instituir a pintura oficial nos prédios públicos, com as cores da bandeira do município, objetivando resgatar a lembrança dos fatos históricos, e trazer o sentimento de patriotismo, amor à terra, resgatando assim valores culturais aos jovens e crianças, incutindo civismo e aprendizado.

As cores da bandeira de Nioaque tem o significado:

Faixa Verde: A faixa verde simboliza nossas potencialidades agrícolas, nossa flora, que abriga rica fauna, incluindo-se a rede hidrográfica, sem a qual as matas não vicejariam.

Faixa Branca: A faixa branca representa a paz conseguida  após a Guerra do Paraguai.

Faixa Vermelha: A faixa vermelha é o símbolo do sangue dos heróis, vertido durante a Guerra do Paraguai, uma vez que Nioaque foi palco de operações bélicas, de sofrimentos vivenciados  pela coluna do Coronel Carlos de Moraes Camisão, durante a Retirada  da Laguna.  Esse sangue é o mesmo que hoje circula nas veias e nas artérias do ativo e heroico povo nioaquense, impulsionando-o para os caminhos do progresso e da justiça.

O projeto foi encaminhado à comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, para estudos e posterior votação.

Edição e Foto: Elizete Maidana