Vereador Danilo solicita reunião com vereadores, prefeito e secretária de saúde

Pauta da reunião: Excedência de usuários quanto a pactuação do município de Nioaque com o Hospital Regional de Aquidauana

A convite da Câmara Municpal de Aquidauana, presidentes dos poderes legislativos dos municípios pactuados foram convidados na semana passada para uma reunião, onde foram esclarecidas situações de excedências de pacientes nos atendimentos em diversas áreas, e que vêm onerando as despesas do hospital. Para a direção do hospital, a solução seria cada município pactuado arcar com despesas não recebidas pela pactuação desses excedentes.

O presidente do poder legislativo de Nioaque diante do problema solicitou ao prefeito e à secretária de saúde Sandra Maria Santos Calonga, uma reunião juntamente com demais vereadores, para tratar do assunto, levando em consideração a importância dos atendimentos, vez que Nioaque não possui médicos para atender em certas especialidades, tais como obstetrícia, cardiologia, pediatria, ortopedia, sendo esses atendimentos realizados no Hospital Regional de Aquidauna, e pagos pela pactuação realizada, em que os valores são revertidos para o hospital mensalmente.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito municipal, e estiveram presentes os vereadores Ademar Michalski (PPS) e Pablo Ruan Pache Corrêa (PSB).

Pelo prefeito foi levantado números de pacientes atendidos pelo pacto, dentro do organograma mensal sendo que alguns procedimentos  não foram ocupados, ou seja, não foram utilizados.

Diante dos fatos, o prefeito, e secretaria estarão participando da próxima reunião marcada para o dia 06 de novembro em Aquidauna, e estarão buscando mais entendimento e apresentando soluções viáveis, para que possa dar continuidade aos possíveis atendimentos excedentes.

Já o presidente Danilo disse que é de suma importância esses entendimentos, vez que a demanda na área da saúde é bem acentuada, e espera estar somando junto ao executivo uma boa conversa, para que os problemas sejam atenuados de forma a contentar tanto os usuários, quanto o hospital regional.

Edição e foto: Elizete Maidana