Vereador Valdeci  apresenta Moção de Aplauso aos palestrantes que ministraram palestras em Nioaque

Em sessão ordinária do dia 13 de Setembro, vereador Valdeci Ferreira dos Reis  (PMDB) apresentou Moção de Aplauso, com votos de  louvor  pelas  inúmeras atividades desenvolvidas no decorrer do mês de agosto, em que relevantes palestras  foram ministradas nos Assentamentos, Comunidade Quilombola, Escolas Públicas, Aldeias Indígenas e órgãos públicos,  com as participações de  exímios   Palestrantes: Dr.  Renato Lima – Delegado de Polícia Civil, Dra. Mariana Sleiman – Promotora de Justiça,  PM Cássio Henrique Felix Tessari, Zilca Gonçalves de Souza – Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, e Dra. Ana Claúdia Pleutin – Psicóloga.

Agosto Lilás é uma campanha realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres e meninas. A campanha  foi instituída no calendário oficial do Estado através de projeto de lei do Deputado Estadual Professor Rinaldo. Atualmente o seminário já conta com a participação de 33 municípios: Campo Grande, Amambai, Antônio João, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bonito, Corumbá, Coxim, Camapuã, Caracol, Coronel Sapucaia, Chapadão do Sul, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Jardim, Itaquiraí, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ri Brilhante, Rio Verde, Rochedo, Sidrolândia e Tacuru.

O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma história de superação que ao longo das décadas vem sendo difundida, onde a violência que muitas mulheres viveram, suportaram e sobreviveram nos remetem a momentos de reflexões. A Violência é um fenômeno tão presente hoje em dia, e tão nocivo, que vale a pena que todos tenham noção dos graves  danos que podem ser causados por este ato. Temos a frase   do Célebre Edward James Olmos, que assim diz “A educação é a vacina contra a violência.”  No uso da fala, vereador Valdeci disse que a liberdade, a justiça, o respeito e o amor ao próximo são bens que necessitam de condições primordiais para que assim floresçam, a felicidade de uma pessoa está inteiramente ligada ao ato de amar e ser amada, devendo assim  cultivar esse amor e a vida.

“Ratificamos nossos aplausos às ações propostas e realizadas em nosso município através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e todos seus participantes”, finalizou o vereador que obteve apoio em assinatura do vereador Fina e aprovação por unanimidade.

Edição e Foto: Elizete Maidana