Câmara aprova projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Danilo Catti

Vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB), apresentou em sessão ordinária do dia 22/11, Projeto de Decreto Legislativo, em que concede Título de Cidadã Nioaquense à Drª Joilce Silveira Ramos, pelos relevantes serviços prestados ao município, quando esta esteve à frente dos trabalhos no departamento da Polícia Civil de Nioaque.

E na última ordinária (13/12), após apresentação de parecer da comissão de legislação, justiça e redação final, o plenário aprovou por unanimidade o projeto de decreto, que concede  honraria à Dr. Joilce Silveira Ramos.

Danilo enfatizou que a honraria se deu ao fato da Delegada desenvolver seus trabalhos de forma relevantes, período esteve à frente dos trabalhos na polícia civil de Nioaque, primando pela ordem, tornando de suma eficácia as ações desenvolvidas pelo departamento.

Drª Joice é natural da cidade de Aquidauana, e em seu histórico conta que sempre estudou em escola pública, cursando a universidade federal. Trabalhou por longos anos em escritório de contabilidade.

Mãe de três filhas, persistente em seus objetivos, no ano de 1999 prestou concurso público para escrevente judicial no poder judiciário de Três Lagoas, Vara da Família, vez que se apaixonou pelo direito.

Já no ano de 2000 foi aprovada no curso de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Três Lagoas/MS e se formou no final de 2004.

Em agosto de 2006 foi aprovada em concurso público para cargo de Delegada de Polícia, concorrendo a 25 vagas, com mais de 6.000 candidatos e classificação final após seis fases em 17º  lugar.

Assumiu a função na cidade de Sonora/MS, onde trabalhou durante 06 (seis) anos, localidade onde recebeu o apelido de “Maria da Penha” em razão do trabalho realizado no combate à violência doméstica.

Em 2012 pediu transferência para a cidade de Corumbá, onde foi titular da Delegacia da Mulher por dois anos e realizou vários trabalhos preventivos juntamente com o CRAM e Conselho da Mulher na área urbana e rural.

Participou do projeto municipal Povo das Águas realizando palestras sobre a lei Maria da Penha, levando informação e atendimentos a toda a população dos assentamentos e ribeirinha do rio Paraguai, Paraguai Mirin, Taquari e Rio São Lourenço até a divisa com Cuiabá.

Em abril de 2014 se tornou a primeira mulher a ser nomeada delegada titular do primeiro DP de Corumbá e em janeiro de 2015 a primeira mulher a ser nomeada Delegada Regional de Polícia de Corumbá. Em agosto de 2015 solicitou transferência para a cidade de Nioaque, onde sua atuação foi marcada com muito empenho e dedicação.

Em 2018 foi convidada a chefiar a primeira delegacia da mulher da casa da mulher brasileira, primeira a ser inaugurada no país, cargo que ocupa até a presente data.