SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ALUSIVA AOS 80 ANOS DE CRIAÇÃO DO 9º GRUPO DE ARTILHARIA E CAMPANHA “GRUPO MAJOR CANTUÁRIA”

Na manhã de 25/02, sob a presidência do vereador Danilo Bortoloni Catti aconteceu Sessão Solene, no Plenário Arlindo Coimbra, em alusão aos 80 anos de criação do 9º Grupo de Artilharia e Campanha “Grupo Major Cantuária”.

Fazendo parte da Mesa, Tenente Coronel Fredmar Cabral de Oliveira, Prefeito Valdir Couto de Souza Júnior, Delegado de Polícia Civil Dr. Renato Fazza, Defensor Público Dr. Pedro de Luna Souza Leite, vereadores: Luis Fina de Oliveira, João Carlos Vera, Valdeci Ferreira dos Reis, Ademar Michalski, e Pablo Ruan Pache Corrêa.

Também prestigiando o evento secretariados, convidados e militares.

Dando início à Sessão, foi explanado pelo Major Guilherme Ruhena de Oliveira  um breve relato histórico do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, e  calendário de eventos que serão realizados no ano de 2019.

Pelo Tenente Coronel Cabral foi externados os agradecimentos aos presentes, à sociedade pela recepção dispensada aos militares.

Prefeito Júnior ao usar da fala cumprimentou a todos, parabenizou o comando pelo aniversário do Grupo, agradeceu a imensa ajuda do exército em Nioaque, a parceria de anos,  colocando-se a disposição.

Pelo Vereador Valdeci foi explanado a importância da família militar na economia de Nioaque.

Danilo Catti ao usar da fala, explanou quanto ao seu tempo de caserna, a importância do ato de servir a Pátria, finalizando com uma continência em respeito ao comando.

Histórico do 9º G.A.C

O 9º Grupo de Campanha é uma tradicional Unidade de artilharia do Exército Brasileiro, que tem origem no 1º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria, criado em 25 de março de 1939, ocupado inicialmente as instalações do aquartalamento do antigo 4º Batalhão de  Sapadores, na cidade de Aquidauana.

Em 1046 passou a denominar-se 9º Grupo de Artilharia a Cavalo 75, modernizando seus equipamentos com os canhões Krupp 75mm.

A vinda em Nioaque se deu em 1º de setembro de 1955.

Em 19 de novembro de 1957 o Grupo se instalou em Nioaque com todo seu efetivo, concluindo definitivamente a sua mudança de sede.

Em 1958, a Unidade tornou-se motorizada, recebendo a denominação de Canhões 75 Auto-rebocado.

Em 1975, a unidade sofre nova modernização, com a substituição dos canhões Kupp 75mm pelos atuais obuseiros 105 mm M101 A1, aumentando o seu calibre e seu poder de fogo, passando-se 9º Grupo de Artilharia de Campanha.

Em 1980, o 9º GAC passou a ser a unidade de Artilharia Orgânica da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada “Brigada Guaicurus”, sediada em Dourados, a qual foi criada em virtude da Extinção da 4ª Divisão de Cavalaria.

No ano de 2003, o 9º GAC passou a denominar-se “Grupo Major Cantuária”, em homenagem aos feitos heroicos, atuando à frente da Artilharia durante a epopeia da Retirada da Laguna.

Atualmente o 9º GAC é comandado pelo Coronel Fredmar Cabral de Oliveira Júnior, e tem como missão apoiar pelo fogo a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada nas ações de defesa da pátria, bem como atuar na garantia da Lei  e da Ordem em ações subsidiarias quando determinado, além de cooperar com desenvolvimento nacional.

Edição e  Fotos: Elizete Maidana