Câmara realiza audiência pública para tratar da questão de insalubridade

Câmara realiza audiência pública com técnico da empresa responsável pelo laudo técnico de condições ambientais de trabalho dos servidores municipais de Nioaque

A audiência foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, Vereador Danilo Catti (PSDB), estando presente engenheiros ambientais responsáveis pelo laudo apresentado, Carlos Henrique Carvalho de Oliveira e Victor Suzini, Dr. Rafael Col Dibelli no ato representando a classe, referenciando as indagações dos funcionários presentes, professor Ivan Arruda presidente do SINTEN e Zeledir Veríssimo Ramires Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipal de Nioaque.

No dever de fiscalizar, vereador Pablo Ruan Pache Corrêa (PSB) após receber várias denúncias de cortes nos salários de servidores, nos direitos garantidos por lei quanto aos que trabalham em situação de risco, solicitou uma audiência pública para esclarecer dúvidas quanto inconstâncias de condições ambientais de trabalho dos servidores do município apresentadas no laudo.

Segundo externado na audiência, 32 funcionários que possuem ações judiciais com causas ganhas, e que após a homologação do laudo tiveram seus direitos cortados.

Entre os muitos pontos críticos levantados, pelo vereador Pablo, foi apontado erros grotescos de concordância linguísticas que acabam por entrar em contradição. Por exemplo, no mesmo item que diz que o funcionário tem direito, diz também que ele não tem, gerando a certeza do erro.

Diante das muitas perguntas, incluído desde o início da investigação para ser apresentado o laudo, ficou evidente que há falhas em várias descrição de locais físicos, de atividades,  de funções  sendo algumas funções não citadas no laudo.

Para o vereador a audiência foi de suma importância, vez que mostrou a fragilidade do laudo, espera agora que o poder executivo tome providências em relação à essas falhas.

Caso o poder executivo não cumpra, o vereador irá documentar via câmara e assim munir os funcionários para que estes venham buscar seus direitos até mesmo judicialmente.

Participaram também da audiência vereadores  Ademar Michalski (PPS), João Carlos Vera Gonçalves (PSB), Silas Ferreira (PSDB)

Edição e fotos: Elizete Maidana