Secretário de Educação solicita reunião com o poder legislativo para esclarecer dinâmica educacional

Pela manhã de 24/04, o presidente do poder legislativo de  Nioaque, Vereador Danilo Bortoloni Catti (PSDB) recebeu em seu gabinete o secretário de educação, professor Émerson Ramos, para uma reunião de esclarecimento da dinâmica educacional diante da pandemia COVID-19.

Fizeram-se presente os vereadores: Professora Cândida Thereza (PSDB) e Noé Neto (PSDB).

Foi esclarecido pelo secretário que as aulas na rede municipal de ensino estão desde 18 de março com a metodologia de aulas remotas vinculantes, que  os conteúdos estão sendo trabalhados com whatsApp, com grupos de pais que recebem vídeos explicativos das aulas e atividades escolares, também para aqueles que não possuem internet, as atividades são encaminhadas através de apostilas,algumas vezes os professores levam até a residência dos alunos, e outras os pais retiram na escola, com cronograma de datas de entrega e de devolução.

Ainda pelo secretário foi esclarecido que essas normativas foram orientadas pelo Ministério de Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Estadual de Educação e a União dos dirigentes municipais de ensino.

O ano escolar está sendo atípico em decorrência da pandemia COVID-19, pois ao invés de no mínimo de 200 dias letivos, o Ministério de Educação autorizou no mínimo 150 dias letivos, porém permanecendo a obrigatoriedade das 800 horas anuais, por isso a importância das aulas remotas vinculantes, pois elas darão o amparo legal para o cumprimento das 800 horas anuais.

Na reunião a vereadora Cândida enfatizou a importância e o comprometimento dos profissionais da educação no desenvolvimento das atividades escolares, proporcionando a continuidade do processo ensino aprendizado dos alunos, e a parceria de suma importância com cada família.

Ainda não se tem ao certo o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, pois tudo dependerá do quadro evolutivo da pandemia.

Pelo Secretário foi dito ainda que estará atualizando todas as informações acerca dos procedimentos, adotados num futuro próximo sobre as aulas presenciais ou não presenciais.

Edição e fotos: Elizete Maidana