Corumbá registra descaso no lixão

Em sessão ordinária do dia 18/06, pelo vereador João Carlos Vera Gonçalves (MDB) foi apresentado requerimento direcionado a Valdir Couto de Souza Júnior, Prefeito Municipal, e a Mariana Sleiman, Promotora de Justiça da Comarca de Nioaque-MS, no sentido que sejam tomadas medidas visando a regularização dos serviços de coleta, transporte e acondicionamento do lixo.

Os questionamentos levantados pelo vereador Corumbá vem embasado de muitas reclamações por moradores das imediações, que continuam sofrendo com as consequências acarretadas pela falta de atenção em referência ao lixão.

Ainda pelo vereador foi externado o termo “lixão” dado ao fato de ouvir inúmeras vezes  do prefeito em redes sociais que “lixão nunca mais”.

Os fatos

Foi aprovado pelo poder legislativo de Nioaque, após apresentação de plano municipal de saneamento básico, a lei 2558/2019 que institui a política municipal de resíduo sólido do município de Nioaque, com a garantia de acabar com o lixão.

Mas o que ocorre, e foi comprovado através de registros fotográficos, é que na prática o lixão continua a céu aberto da mesma forma como se encontrava antes de vigorar a lei que foi publicada em 16/12/2019.

Como fiscalizador do erário público, o vereador estará levando ao conhecimento da promotoria de Nioaque, sob alegação de que o dinheiro é pago pelo contribuinte e que mesmo após aprovação da lei, o vereador não vislumbra o cumprimento de tal.

Ainda salientou que pagamento da taxa de lixo que está sendo cobrado na conta de água, e é especificamente para atender a demanda da coleta de lixo e seu transporte até o transbordo, finalizando no aterro sanitário no município de Jardim. O vereador deseja saber o que precisa para colocar em prática planejamento desse transporte, quantas vezes ocorre o deslocamento desse transporte, e os motivos pelos quais o lixo está a céu aberto.

Edição Elizete Maidana

Foto Viviane Palmeiras