Vereadora Rose Arruda solicita esclarecimento do poder executivo

“A vereadora gostaria de saber os motivos pelos quais não está havendo atendimento médico psiquiátrico em Nioaque”

Em sessão ordinária do poder legislativo realizada em 02/03, pela vereadora Rose Arruda (DEM) foi solicitado via requerimento direcionado a Valdir Couto de Souza Junior, Prefeito Municipal e a Antônio Raimundo da Silva, Secretário Municipal de Saúde, no sentido que preste informações declinando os motivos do não  atendimento Médico Psiquiátrico no Município.

Rose enfatizou que o município possui um cadastro com aproximadamente 300(trezentos) pacientes, os quais aguardam e necessitam de acompanhamento sistemático de Psiquiatria, e que diante dessa demanda, sabendo que o município dispõe de profissional habilitado e com contrato vigente, requer informações sobre os motivos de tais atendimentos não estarem sendo realizados.

Ainda pela vereadora foi salientado que em períodos que o atendimento estava sendo efetuado de forma regular, propiciou aos pacientes um grande avanço, confirmados através de indicadores, e com isso resultou na diminuição de internações psiquiátricas, redução no uso abusivo de medicamentos e humanização do atendimento compartilhado com toda e rede pública de saúde.

Segundo a vereadora, estima-se que 10% da população necessitam de atendimento nesta rede psicossocial, sendo que até Abril de 2020 havia mais de 300 pacientes atendidos e acompanhados por esta equipe.

Avanços foram conquistados através da diminuição de internações, redução do uso abusivo de medicamentos controlados, atendimento sistemático a pacientes que a mais de 10 anos não retornava ao psiquiatra, maior envolvimento da família no compartilhamento das responsabilidades, parceria com os ESFs nesta logística de cuidados. Os indicadores foram muitos positivos, mérito de uma equipe.

“Destaco a importância do serviço e solicito informações sobre o retorno dos atendimentos da psiquiatra, já que o contrato da referida profissional está vigente” disse Rose.

Entendendo que o requerimento é de suma importância, vereadores solicitaram para assinar junto e assim somar forças, assinando os vereadores Jeuzimar Mendes de Araújo – PP, Cândida Thereza de Andréa Ferreira – PSDB, Sérgio Marques- PT, Pablo Ruan Pache Corrêa – MDB, Reinaldo Garcia Andréa – PSDB          e  Silas Nunes Ferreira – PSDB, com aprovação por unanimidade.

Edição e foto: Elizete Maidana