Vereador Sérgio Terena solicita ao poder executivo medidas quanto a criação da Fundação Municipal Indígena de Nioaque

Desde 2020 a matéria em questão foi solicitada, e mais uma vez entra em pauta, sendo dessa vez pelo Vereador Sérgio Terena (PT)que na forma regimental envia o expediente ao prefeito Municipal Valdir Couto de Souza Júnior, para que o mesmo tome as medidas necessárias visando o envio ao Poder Legislativo Projeto de Lei visando a Criação da Fundação Municipal Indígena.

Justificando seu pedido, o vereador externou que desde 2020 o tema vem sendo pauta de requerimento, mas que até o momento não houve empenho por parte do poder executivo em concretizar.

Ainda lembrou que a pauta já foi solicitada pela Vereadora Cândida Thereza através do Requerimento n.º 08/2020, reiterado através do Requerimento n.º 03/2022.

O município conta com a existência das Aldeia Brejão, Aldeia Taboquinha, Aldeia Água Branca, Aldeia Cabeceira e os Atickun, com uma população de mais de 1.500 (hum mil, e quinhentos) habitantes, fora a população indígena urbanizada.

Com a criação da Fundação Municipal Indígena, as comunidades terão autonomia administrativa e financeira, bem como, a possibilidade de receber recursos dos órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal. Mato Grosso do Sul é um Estado que possui um dos maiores números populacionais de índios do Brasil, superior a 80.000 indígenas, dividido em grupos com histórias seculares, dentre os povos indígenas existente no Brasil.

Vereadores solicitaram para junto assinar o pedido, sendo os vereadores: Silas Nunes Ferreira (PSDB), Cândida Thereza de Andréa Ferreira (PSDB), Reinaldo Garcia de Andréa (PSDB) e Pablo Ruan Pache Correa(MDB), com aprovação por unanimidade.

Edição: Elizete Maidana

Fotos: Ilza Ramos