Vereadores participaram da 8ª Conferência Regional da Agricultura Familiar do MS

Foi realizada no dia 07/07/2023, na Câmara Municipal de Nioaque, a 8º conferência Regional da Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul. O evento é uma realização do Governo do Estado do MS, por meio da secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, SEMADESC e AGRAER. Estiveram presentes, o Prefeito Municipal de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, o Presidente da Câmara Municipal de Nioaque, vereador Silas Nunes Ferreira, os vereadores, Cândida Thereza de Andréa Ferreira, José Gonçalves Barboza, Sérgio Marques. Pablo Ruan Pache Corrêa, o Deputado Estadual, Zeca do PT, o Diretor Presidente AGRAER, Washington Willeman de Souza, Secretário Adjunto da SEMADESC, Walter Benedito Carneiro Júnior, Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Humberto de Mello, superintendente do INCRA em MS, Paulo Roberto da Silva, Prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti, vereadores e secretários municipais de Nioaque e, representantes de Associações dos agricultores familiares dos municípios de Bela Vista, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Antônio João, Porto Murtinho e Nioaque.

A conferência teve início às 08:00 horas com término às !7:00 horas, tempo utilizado para definições das demandas e inclusão no PPA.

Um dos principais objetivos da conferência é coletar dados e informações que proporcionem um diagnóstico da realidade das pequenas comunidades rurais, permitindo que o trabalho em prol da agricultura familiar seja direcionado às necessidades dos pequenos e médios produtores. Em seguida, inseri-las no orçamento do PPA (Plano Plurianual 2024/2027) do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Até o segundo semestre de 2023, o Governo do Estado irá promover 13 conferências regionais, sendo 2(duas) com Povos Originários, 1(uma) com a comunidade Quilombolas e 1(uma) com comunidades de pescadores.

Uma das características marcantes da agricultura familiar é o manejo orgânico dos alimentos, com uso reduzido de defensivos agrícolas. Com a exigência da rastreabilidade, esses produtos passam a ser mais atrativos ao consumidor final que busca cada vez mais alternativas saudáveis, tendo certa vantagem em relação aos grandes produtores.

Uma agricultura desenvolvida impacta tanto a vida das famílias que dependem desse trabalho, quanto à economia dos municípios.

Assessoria de Imprensa Fabíola Nogueira