Vereadora Rose Arruda requer informações a Secretária Municipal de Saúde

 

 

Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Nioaque realizada em 26/09, pela vereadora Rose Arruda (União Brasil) foi apresentado requerimento ao plenário, direcionado a Márcia Cristiane Missioneira Jara, Secretária Municipal de Saúde, para que em conformidade com o Artigo 37, Inciso XV, Lei Orgânica Municipal, combinado com o Inciso XV, Artigo 37 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Nioaque-MS, preste informação acerca de quais providências foram tomadas com relação a ausência de médicos no ESFs em nosso município.

 

Pela vereadora foi justificado que o requerimento se fez necessário diante das inúmeras reclamações em relação a falta de médicos nos ESFs, principalmente na Colônia Conceição que atende vários assentamentos, no Urbano II que passou grande período sem médico e o ESF do São Miguel que a doutora estaria de férias. “Entendo que os profissionais adoecem, precisam de garantia dos seus direitos trabalhistas como férias, mas a Secretária de Saúde como gestora, precisa sanar estas situações com alternativas para que não haja prejuízo aos pacientes com uma sobrecarga no Hospital de Pequeno Porte. Obtive informações que os atendimentos médicos no ESF Urbano II e no ESF da Colônia Conceição, retornaram. Estou preocupada também com outras situações vividas pela população: como a falta de veículos remédios, bem como de médicos, o não funcionamento da maternidade, do Raio-X, ultrassom, falta de médicos especialistas que atendiam pela Prontomed, são alguns dos principais problemas identificados, um descaso por parte da prefeitura. Finalizo que irei continuar fiscalizando, saúde precisa ser prioridade para qualquer gestor”.

Em apoio a solicitação, vereadores assinaram juntos para somar forças, sendo os vereadores: Cândida Thereza (PSDB), Nado Andréa (PSDB), Sérgio Marques (PT), Pablo Ruan (MDB),  e Careca do Uirapuru (MDB) com aprovação por unanimidade.

(Errata quanto a adição do nome do vereador Neguinho da Santa Amélia-PP, na matéria, que equivocamente foi encaminhado pela secretaria da Casa constando o nome do supracitado o vereador com apoio em assinatura, sendo corrigido na data de hoje, 17/10/2023 as 08:08h)

Assessoria de Imprensa Fabíola Nogueira