Formatura de Agentes Comunitários e Agentes de Endemias

Na noite de 08/11/2023, na Câmara Municipal de Nioaque-MS, foi realizada a solenidade de formatura de Agentes Comunitários e Agentes de Endemias. Estiveram presente ao evento: o Prefeito Municipal de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, vice-presidente do Poder Legislativo, vereadora Cândida Thereza de Andréa Ferreira, vereador Jeuzimar Mendes, Secretária Municipal de Saúde, Márcia Cristiane Missioneira Jara, Secretária de Assistência Social, Larissa Martelosso Couto, Gestora de Atenção Básica do Município, Alessa santa Cruz Carvalho, Gestor de Vigilância em Saúde do Município, Luiz Eduardo Sesper Medina, Preceptora do Programa Saúde com Agente, Sandra Maria Santos Calonga, Secretários Municipais e familiares dos formandos.
Os Agentes Comunitários são profissionais de saúde que atuam diretamente nas comunidades, realizando ações de prevenção e cuidado à saúde da população. Eles são responsáveis por fazer visitas domiciliares, identificar problemas de saúde, orientar sobre cuidados preventivos e encaminhar para atendimento médico quando necessário. Além disso, também desenvolvem atividades educativas e de mobilização comunitária. E os Agentes de Endemias atuam no combate e controle de doenças endêmicas. Realizam ações de vigilância epidemiológica, inspeção de imóveis, identificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor, orientação à população e aplicação de medidas de controle. O objetivo principal é prevenir a disseminação dessas doenças e proteger a saúde da comunidade.

Parabéns aos 21 formandos que receberam o Certificado de Conclusão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias.