Vereador Silas Ferreira apresenta Projeto de Decreto Legislativo

Decreto Legislativo Nº 01/2024 “Dispõe sobre a Concessão do Título de Cidadã Nioquense a Senhora Deputada Estadual Mara Elisa Navacchi Caseiro”.

Pelo vereador Silas Ferreira (PSDB), Presidente do Poder Legislativo de Nioaque, foi apresentado Projeto de Decreto Legislativo em que concede honraria a Deputada Estadual Mara Elisa Navacchi Caseiro

MARA ELISA NAVACCHI CASEIRO, é formada em Odontologia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente) desde 1986. Atuou como cirurgiã dentista em Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro Saúde.

Ingressou na política em 1992 como candidata a vice-prefeita e foi eleita em 1996 para o cargo de vereadora. Foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara Municipal e, em 2000, tornou-se a primeira prefeita de Eldorado. Em 2004, foi reeleita para o cargo, totalizando oito anos à frente da Prefeitura Municipal.

Em 2010, Mara Caseiro foi eleita deputada estadual, sendo reeleita para o segundo mandato em 2014. Em 2018, recebeu 23.813 mil votos, ocupando o 13º lugar entre as 24 cadeiras legislativas. Contudo, devido ao sistema de legenda e eleitoral, não foi eleita.

Em fevereiro de 2019, Mara Caseiro assumiu o cargo de Diretora Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e, no dia 18 de novembro de 2020, ela assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, no lugar do falecido Deputado Estadual Onevan de Matos.

Mara Caseiro trabalhou ativamente em defesa dos direitos das mulheres. Foi a primeira parlamentar a trazer o debate por meio de audiência pública da importância da aplicação da Lei Maria da Penha. Também atuou contra a violência doméstica e em ações de conscientização à saúde da mulher como, por exemplo, a implantação da campanha Outubro Rosa em Mato Grosso do Sul. Integrou diversas CPI’s como a da Telefonia, Saúde, Enersul e Cimi. Também foi presidente da comissão permanente de Saúde e participou das Comissões de Educação, Assuntos Agrários, Execução Orçamentária, Turismo, Indústria e Comércio

Hoje, Mara Caseiro está em seu quarto mandato, após ter sido a Deputada mais votada das eleições de 2022, com 45.512 votos. Nessa legislatura ela ocupa a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

O projeto foi encaminhado à comissão de Legislação, Justiça e Redação final, para estudos, análises e posterior apresentação ao plenário.

Assessora de imprensa Fabíola Nogueira