VEREADOR PABLINHO SOLICITA REFORMA ESTRUTURAL EM ESCOLA DO ASSENTAMENTO PALMEIRA E GEORREFERENCIAMENTO PARA FAMILIAS DO ASSENRAMENTO UIRAPURU

O vereador Pablo Ruan Pache Corrêa, popularmente conhecido como Pablinho, teve dois importantes requerimentos aprovados por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Nioaque, realizada no dia 25 de março de 2025. As propostas demonstram o compromisso do parlamentar com melhorias na educação e no desenvolvimento das comunidades da zona rural.

O Requerimento nº 09/2025 solicita à Secretaria Estadual de Educação a realização de uma reforma geral na Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas – Extensão Palmeira, localizada no Projeto de Assentamento Palmeira, a cerca de 50 km da área urbana de Nioaque. A unidade funciona no mesmo prédio da Escola Municipal Dr. José Garcia Neto e atende alunos do Ensino Fundamental e Médio em condições precárias. Parte dos estudantes do Ensino Médio está sendo atendida em um barracão de madeira improvisado, pertencente ao Centro Comunitário, sem estrutura adequada. “Educação de qualidade começa por um ambiente digno. Esses alunos merecem aprender em salas apropriadas, com conforto, segurança e estrutura”, destacou o vereador.

Já o Requerimento nº 010/2025 foi direcionado ao INCRA e solicita a realização de georreferenciamento das parcelas no Projeto de Assentamento Uirapuru. O vereador argumenta que esse processo é fundamental para viabilizar a titulação definitiva das terras, permitindo que as famílias assentadas tenham segurança jurídica sobre suas propriedades. “Sem esse mapeamento, os produtores ficam impossibilitados de acessar financiamentos e investir em suas terras. O georreferenciamento é um passo crucial para garantir dignidade, desenvolvimento e frear o êxodo rural”, afirmou Pablinho.

Com a aprovação unânime das duas propostas, o vereador reforça seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas para a zona rural, buscando garantir oportunidades iguais a todos os cidadãos, independentemente da localização em que vivem.