Câmara aprova Projeto de Lei Complementar nº 01/2023, oriundo da Mesa Diretora do Legislativo a qual dispõe sobre Plano e Cargos e Carreira da Casa de Leis

 

Na sessão ordinária do poder legislativo, realizada no dia 28/03/2023 sob a presidência do vereador Silas Nunes Ferreira (PSDB), foi aprovado projeto de lei de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que dispõe sobre Plano e Cargos e Carreiro da Casa de Leis.

Diante das análises, as comissões apresentaram pareceres favoráveis à aprovação do referido projeto, e colocado sob apreciação do plenário, o projeto foi aprovado visando  atualizar dados inerente ao corpo funcional do Poder Legislativo, tendo em vista que a última reestruturação ocorreu em 2005, amplia o quadro funcional da Câmara, abrindo vagas para classes tais como motorista, assessoramento, e regulamenta a evolução dos servidores em carreiras.

 

O projeto foi colocado em primeira e segunda discussão, recebendo aprovação por maioria, com ausência dos vereadores Sérgio Terena (PT), Pablo Corrêa (MDB).

 

 

Com a aprovação do projeto complementar 001/2023, novos cargos foram inseridos, sendo eles:

 

Auxiliar de Serviços Gerais;

 

Recepcionista;

 

Copeiro (antes tinha como nomenclatura contínuo);

 

Motorista;

 

 

 

 

 

 

Já os cargos comissionados, além de Assessor Jurídico parlamentar e Coordenador de Controle Interno, Assessor de Imprensa, acrescentou-se ao quadro:

Diretor Geral Parlamentar,

 

Assessor da Presidência,

 

Assessor de Gabinete.

 

O Projeto de Lei Complementar já encontra-se publicado, passando a ter vigência na data de 03/04/2023, sendo revogadas as demais deposições em contrário em especial as Leis complementares 03/2005, 06/2009, 07/2009, 012/2015/, 013/2015, 018/2019 e 020/2019.

 

A lei teve reformulação em seus valores, sendo resguardado em seu artigo 18 os cargos de provimento efetivo, quais estão hierarquizados por níveis de vencimento no Anexo I e II desta Lei, devendo ser observada a irredutibilidade dos vencimentos efetivos, garantindo-lhes o direito adquirido sobre seus vencimentos e vantagens remuneratória de qualquer natureza.

 

Pelo Presidente foi externado que a reestruturação do quadro de funcionários do Poder Legislativo tem como maior objetivo atender com qualidade a gestão, proporcionando a sua legalidade.

 

 

Edição e fotos: Ilza Ramos