Vereador Pablo solicita informações ao secretário de educação, professor Émerson Augusto Nahabedian quanto ao Plano de Biossegurança inerente ao retorno as aulas municipais

Em sessão ordinária do dia 02/03, Vereador Pablo Ruan Pache Corrêa (MDB) apresentou requerimento em que solicita a Émerson Augusto Nahabedian Ramos, Secretário Municipal de Educação, à Camila Flores Nantes, Coordenadora de Vigilância Sanitária, e ao Comitê de Operações de  Emergência do Setor da Saúde – COE, para que  dentro do prazo legal, em conformidade com Artigo 37, Inciso XV, da Lei Orgânica Municipal,  seja enviado informações com cópia do Plano de Biossegurança, devidamente aprovado, inerente ao retorno das aulas da rede municipal de ensino.

Pablo afirmou saber das medidas de biossegurança no ambiente escolar, o que visa manter a saúde dos alunos e profissionais de educação, sendo obrigatórios e necessários, mas que necessita  ter conhecimento de todos os protocolos adotados, como os mesmos estão e deverão ser adequados à realidade de cada escola. “Diante de várias dúvidas ainda existentes, reconhecemos a necessidade de respaldo e conhecimento destas medidas presentes em todo ambiente escolar  de acordo com o cenário epidemiológico averiguado na cidade. Nossa preocupação está na garantia de um retorno seguro às aulas presencias, com rigorosa observância às medidas de biossegurança necessárias, buscando preservar a saúde dos estudantes e profissionais da educação e, com isso evitar um no surto da doença”, finalizou o vereador que obteve apoio em assinatura no requerimento da vereadora Rose Arruda (DEM) e aprovação por unanimidade.

Ainda na sessão em que se apresentou o requerimento buscando informações, esteve presente o secretário de educação Emerson Ramos, oportunidade em que usou da tribuna para prestar informações aos Vereadores (as)e a população em geral, a respeito da volta as aulas na Rede Municipal de Ensino.

Teceu comentário quanto a questão de vacinação aos professores, em que a categoria está na quarta posição de prioridade, em relação a volta as aulas, neste item citou que prefeituras do estado suspenderam as aulas até o meio do ano, mas que aqui em Nioaque estará funcionando aulas remotas, e com participação de distribuição de apostilas aos alunos que moram em lugares onde a internet não chega.

Aulas Remotas:

Trata-se basicamente de todo conteúdo produzido e disponibilizado online, acompanhado das aulas virtuais ministradas em tempo real pelo professor responsável por aquela disciplina. E isso deve acontecer sempre seguindo cronogramas adaptáveis do plano de ensino tradicional.

Ainda pelo secretário foi externado que haverá distribuição de matérias de proteção aos profissionais, como álcool em gel e máscaras.

“Estamos com muitas dúvidas, lutando com as armas que temos”, disse o secretário.

Outro ponto dito foi em relação as respostas ao MP quanto a biossegurança, de todas os questionamentos, segundo o secretário dez já estão sendo aplicados, restando apenas três.

Ao finalizar o secretário colocou-se à disposição para quaisquer dúvidas.

Edição e foto: Elizete Maidana