Na Sessão Ordinária do dia 11 de Fevereiro de 2025, o vereador Pablo Ruan Pache Corrêa (PSDB) solicitou a inclusão da implantação da Sala Lilás, destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência, e a doação de três veículos para reforço da frota da Secretaria Municipal de Saúde.
O primeiro requerimento, de número 03/2025, solicitou ao Prefeito Municipal, André Bueno Guimarães, e à secretária municipal de Saúde, Cristiane Regina Gomes de Sousa, que viabilizem a instalação da Sala Lilás no município. A proposta prevê uma parceria entre a Prefeitura, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, a Polícia Civil e a Polícia Militar, garantindo um espaço privativo e humanizado para o atendimento de mulheres e adolescentes vítimas de violência.
De acordo com a Nota Técnica Conjunta n.º 264/2024, a Sala Lilás tem como objetivo proporcionar um ambiente adequado para acolhimento e atendimento especializado a essas vítimas. A medida busca fortalecer a rede de proteção às mulheres e assegurar um atendimento mais digno e eficiente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no requerimento 02/2025, endereçado ao delegado da Receita Federal de Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, o vereador solicitou a doação de três veículos para a Secretaria Municipal de Saúde, com um dos automóveis destinados especificamente ao Hospital de Pequeno Porte Aroldo de Lima Couto.
Segundo a justificativa apresentada, a frota atual é insuficiente para atender à demanda, especialmente no transporte de pacientes para cidades vizinhas e para a capital, Campo Grande, que fica a aproximadamente 180 quilômetros de distância.
Os requerimentos foram aprovados por unanimidade e contaram com o apoio dos vereadores Rosemeire Meza Arruda (PP), Reinaldo Garcia Andréa (PP), Paulo Roberto Meira Simão (PV) e João Carlos Vera Gonçalves (PL).
Assessoria de Imprensa:
Foto,vídeo e Edição : Stefany Silva